quarta-feira, 18 de março de 2009

Projeto Ingá retoma atividades em 2009

Nesta terça-feira (17/03), a Escola Firmino Acauan deu início ao plantio de árvores nativas da bacia nas margens do Rio dos Sinos. O Projeto Ingá é destinado a alunos de 5ª e 8ª séries da Rede Estadual de Ensino Público de São Leopoldo. Tem o objetivo de plantar árvores para recuperar áreas degradadas que sofreram desmatamentos, queimadas e destruição na faixa de mata ciliar do rio.

Os quarenta e cinco alunos de 6ª série chegaram à embarcação no início da tarde animados com o passeio de barco. O aluno Mateus Moraes, 13 anos, chegou à embarcação brincando e conversando com os colegas, entretanto a partir do momento em que o biólogo Ingo Hübel começou a palestra ele percebeu que não seria apenas um passeio e, sim, uma verdadeira aula prática. “Aprendi bastante sobre as plantas. O projeto me cativou, pois eu percebi que nós seres humanos estamos desmatando e eu acho errado”, disse ele.

Para garantir o bom desenvolvimento da atividade, cada grupo recebe informações técnicas no local que irá fazer o plantio, cinco mudas e um relatório que deverá ser preenchido durante todo o procedimento. De acordo com Hübel, o projeto tem a intenção de sensibilizar a comunidade escolar em relação às questões sócio-ambientais.

Parcerias
O Projeto Ingá firmou parceria com a Stihl e a Central Transportes, desde 2007, e em 2008 com o Viveiro Schneider. Neste ano, também é parceiro, a Mineradora Joinville.
Por Francine Zimmer Scherer
Estagiária de Jornalismo

Nenhum comentário: