terça-feira, 24 de março de 2009

Martim Pescador promove seminário para professores

Folhas de árvores, café, areia e mel foram alguns dos ingredientes da atividade de percepção aplicada com os professores da Escola Estadual Firmino Acauan, bairro Santos Dumont, São Leopoldo. O grupo participou do Seminário de Formação de Professores promovido pelo Instituto Martim Pescador, em sua nova sede, na tarde ensolarada de sábado (21/03).

Durante a 'Dinâmica de Percepção Ambiental', alguns professores tiveram seus olhos vedados, enquanto outros passavam folhas na pele dos colegas. O estagiário de Biologia do Instituto, Hoeslen Mauzer, se encarregou de estimular o sentido do olfato. Para isso, utilizou um vidro com mel. Já o paladar foi estimulado com café em pó. A importância das águas esteve presente na 'Dinâmica da Água'. "A atividade dá uma idéia de como é a luta pela sobrevivência e como enfrentamos a situação da falta de qualidade da água", explicou o biólogo do Martim Pescador, Ingo Hübel.

LINGUAGEM - Segundo a diretora da Firmino Acauan, Miriam Zimmer Soares, a linguagem diferenciada dos alunos no que se refere à educação ambiental fez com que se buscasse a formação dos professores. Miriam salientou que grande parte dos estudantes já participou ou irá participar do Projeto Ingá, ação promovida pelo Instituto Martim Pescador. Nela, os alunos navegam a bordo do Barco Martim Pescador e realizam o replantio da mata ciliar do Rio dos Sinos. Toda a atividade é acompanhada por biólogos da entidade.

"A formação de professores possibilitará que o trabalho de educação ambiental da escola se torne uniforme. Nós precisamos acompanhá-los", enfatizou a diretora. De acordo com Hübel, os professores se mostraram dispostos em trabalhar as questões ambientais. "Passamos algumas atividades, que eles poderão adaptar para a sala de aula. Mas, nossa intenção é que eles criem em cima das informações e das dinâmicas."

Após as dinâmicas na sede do Instituto, o grupo realizou uma trilha e obteve mais informações sobre a história e as questões ambientais da ilha artificial do Rio dos Sinos. A formação foi finalizada com uma navegação ecológica no Barco Martim Pescador. Nela, os professores tiveram a oportunidade de descer da embarcação e conferir o plantio realizado por seus alunos no Projeto Ingá.

Por Carmem Carvalho - Jornalista MTB/RS 12263
Assessora de Imprensa do Instituto Martim Pescador

Nenhum comentário: