quarta-feira, 25 de março de 2009

TRILHA DA MARGEM E URBANA

Trilha da Margem

Esta trilha percorre um trajeto linear pela Rua da Praia, às margens do Rio dos Sinos. Este percurso é totalmente antropizado e parte dele é percorrido sobre os diques de contenção contra cheias, estruturas estas que dividem a cidade de São Leopoldo do rio.

Nesta atividade é possível observar a relação existente hoje entre a cidade e o rio e todos os impactos causados pelo rápido processo de urbanização sem os devidos cuidados com o meio ambiente e os reflexos disto no cotidiano da cidade.

A Trilha da Margem coloca o público em contato com uma série de situações que podem ser desenvolvidas pelo grupo, abrindo para discussões sobre temas diversificados de cunho sócio-ambiental com observações in loco da situação encontrada. Por exemplo, a questão dos banhados, mata ciliar, áreas de proteção ambiental, esgotamento doméstico etc.

Trilha Urbana

Uma trilha pode ser desenvolvida em qualquer lugar e de qualquer forma. Podemos realizar uma trilha em meio a uma mata nativa ou num grande centro urbano; uma trilha a pé ou num barco.

A trilha urbana propicia justamente uma visão diferente de um ambiente no qual estamos tão habituados que não percebemos certas coisas: uma árvore centenária na praça, o busto em bronze de um homem que sequer sabemos quem é, ou mesmo a história da construção de nossa cidade.

Nesta atividade é trabalhado, durante o percurso, tanto o aspecto sócio-ambiental, quanto o histórico, pois o trajeto nos permite esta inter-relação passando desde a beira do rio, sobre os diques, como pela praça principal da cidade.

Nenhum comentário: