terça-feira, 18 de novembro de 2008

É ESSENCIAL CUIDAR DO AR QUE RESPIRAMOS

O meio ambiente não é formado apenas pela natureza, mas também pela cultura dos seres humanos. Dependemos do meio ambiente, e ele nos oferece as condições essenciais para nossa sobrevivência e evolução. No entanto, muitas pessoas ainda não compreendem isso.

O problema da poluição do ar tem relação com o crescimento populacional, que faz nascerem novos consumidores a cada dia. Quando adultos, buscam um novo local para habitar e construir sua morada, gerando novas impactos, entre os quais se destacam o aterro, o desflorestamento e o uso de combustíveis fosseis para o transporte, que disseminam a poluíção.

Porto Alegre é a segunda capital brasileira com o nível mais acentuado de concentração de poeira fina no ar. A principal causa dessa poluição é o aumento constante de veículos. Hoje, são 507 mil veículos em trânsito, e essa frota cresce a uma taxa de 10 mil novos carros por ano. Esses carros, circulando pela cidade, poluem o ar através não apenas da queima de combustível, mas tambem da pavimentação que exigem e do atrito dos pneus no asfalto.

Nesse contexto, os moradores precisam se conscientizar de que é essencial cuidar do ar e de todo o ambiente em que vivemos, e de que é preciso fazer muito mais, o mais rápido possível. O professor de biológia Genebaldo Freire Dias, em seu livro Ecopercepção: um Resumo Didático dos Desafios Sociosambientais, resume muito bem tudo isso em uma única frase: “Ainda poluímos o ar que respiramos, degradamos o solo que nos alimenta e contaminamos a água que bebemos”.
Francine Scherer
Opinião públicada no Babélia

Nenhum comentário: