Outubro é um mês ambiental. No dia 04 temos o dia mundial da natureza, dos animais; no dia 05, das aves; e no dia 12 de Outubro encerra-se a Romaria das Águas, que vem percorrendo as 32 cidades que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. É um evento de cunho religioso, mas que se propõe a chamar a atenção para um tema muito importante: Água. Essa substância, fundamental para toda forma de vida do planeta, sofre inúmeras transformações em nossa Bacia. Não estou falando só de evaporação, precipitação e a tão esperada neve da Serra, estou falando de quantidade e qualidade...
A ação do homem sobre o ambiente causou, e ainda causa, efeitos devastadores no Planeta. A poluição do ar lançada no Japão é trazida para nós pelo vento. Essas substâncias tóxicas reagem na atmosfera e caem sobre nossas cabeças. Buracos na Camada de Ozônio permitem que os raios solares nos atinjam diretamente e o efeito estufa nos condena, alterando todo o clima da Terra.
Cheias e secas... quatro estações não bem definidas... ciclones... Mas não pense você que a poluição está só no Japão... Ela está também na sua cidade, bairro e casa... Ela está no seu corpo! Segundo relatório da FEPAM, os principais responsáveis pelo Crime Ambiental ocorrido em Outubro de 2006 (reparem no mês) foi o esgoto doméstico lançado no Rio. Somente 5% do esgoto de todos os habitantes que moram nos 32 municípios da Bacia é tratado, ou seja, 95% de seu cocô e xixi vem parar aqui.
Isso que não contamos nossos turistas... Imaginem que um ator famoso que vai à Serra desfrutar de nossa cultura e culinária, ao defecar lança o produto de sua digestão descarga abaixo... Esse bolo chega, então, em um arroio e, logo, ao Rio Paranhana que, assim como o Rio da Ilha e Rolante, deságuam no Sinos.
Aqui, nos abastecemos dessa água que tem padrões Classe 4, segundo Resolução nº 357 de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Águas nessa classe só poderiam ser destinadas à navegação, à harmonia paisagística e a usos menos exigentes, mas acabamos tomando “suquinho de cocô”.
Do Sinos nosso esgoto corre para o Delta do Jacuí, passando ao Lago Guaíba, Laguna dos Patos até o Oceano Atlântico, local de veraneio de 100% dos gaúchos (e diria até brasileiros) que têm esse hábito. Lá, então, nos banhamos com tudo isso diluído e camuflado pelo salgado sabor do mar...
Pois bem leitores, essas questões de geografia vocês já devem saber desde quando eram crianças, lá em sua 4ª série... Lá quando aprenderam que H2O é Água e que ela é Potável quando não tem cor, gosto ou cheiro (diferente das que recebemos em nossas torneiras). E por falar em Crianças, dia 12 também é dia delas! Pense nisso quando preferir se omitir às questões ambientais... Pense na qualidade de vida das futuras gerações, mas pense também na qualidade de vida da atual, pois só com a mudança de hábitos é que poderemos mudar o mundo... E falando nisso, dia 15 é Dia do Professor... Parabéns!
Leonardo Francisco Stahnke – leobio@pop.com.br
Biólogo e integrante do Grupo de Educação Ambiental da Unisinos
Nenhum comentário:
Postar um comentário