
O Barco Martim Pescador recebeu nesta segunda-feira (11/08), às 8h30, alunos da 4ª, 5ª e 8ª séries da Associação Beneficente e Educacional Vida Nova. Entre as 41 crianças e adolescentes, que participaram da navegação, oito delas possuem surdes. No primeiro momento da navegação, os biólogos, Leonardo Stahnke e Hoeslen Mauzer, falaram sobre a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.
Os dois criaram, junto com as crianças, sinais para descrever os rios Rolante, da Ilha, Paranhana e dos Sinos. Os arroios Cerquinha e João Corrêa também ganharam nomes na linguagem de sinais. Os biólogos, ainda, mostraram no mapa de São Leopoldo locais históricos, como: a Ponte Henrique Luiz Roessler, a Ponte de 25 Julho, a Rua Independência e o Museu Visconde de São Leopoldo.
Na parte superior da embarcação, Stahnke utilizou desenhos e a linguagem de sinais, para explicar a importância da mata ciliar e sua composição. Também, falou sobre o processo de fabricação de produtos como plástico, papel, metal e vidro. O biólogo ilustrou desde a extração do material do ambiente até seu retorno como resíduo poluidor na natureza. O aluno da 8ª série, Diogo Albert Chaves, que é ouvinte, auxiliou os biólogos atuando como intérprete para os demais colegas surdos.
Os professores que acompanharam a navegação ficaram felizes com a preparação e a preocupação dos monitores para receber os deficientes auditivos. "Os surdos estavam ansiosos para navegar, pois sabiam que seria um passeio especial para eles, com tradução", afirmou Cinthia Groth, professora de Ciências.
No final do passeio, os alunos e professores bateram palmas para agradecer a navegação e atenção de toda a embarcação do Barco Martim Pescador. "Pela primeira vez, em 18 anos, que monitores estão preparados para receber os surdos", ressaltou a professora de português, Kátia da Silva.
A parceria entre o Instituto Martim Pescador e a Associação Vida Nova surgiu através dos biólogos Leonardo Stahnke e Hoeslen Mauzer. Eles fizeram o curso de Libras da Vida Nova para poder atender de forma adequada no Barco pessoas com surdes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário