O Instituto Martim Pescador realizou, nesta quinta-feira (18/09) às 15 horas, uma navegação em comemoração a Semana Farroupilha. Participaram do passeio pessoas de São Leopoldo, Novo Hamburgo e Canoas. Todos, ainda, não conheciam de perto o projeto.
No primeiro momento, as monitoras de biologia, Dalva Adamatti e Rosimeri Weis, abordaram fatos históricos, mostraram o mapa da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, destacando os principais problemas ambientais que integram a bacia, tais como: poluição, fauna e flora local.
Na parte superior da embarcação, os passageiros podem observar mais de perto o que sempre escutaram falar como, por exemplo, sacolas de lixos penduradas nas árvores e ao passar pelo Arroio João Correa sentiram o cheiro forte do esgoto doméstico.
Além desses aspectos ruins, também observaram as belezas do Rio dos Sinos, como o rio cheio e a vegetação. “Me surpreende ter uma vegetação tão bonita, o Rio dos Sinos é surpreendente”, enfatizou Elárcio Hennig. As monitoras do Martim Pescador ressaltaram a importância de cada espécie, como a ave Martim-pescador, símbolo do Instituto, que é uma espécie bioindicadora por alimentar-se de peixes e fazer seu ninho na margem onde a mata ciliar ajuda a evitar a erosão da encosta.
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Martim Pescador comemora Semana Farroupilha
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário